CAMINHO DE PAZ

Tudo começou, talvez, a vinte e cinco anos atrás, quando o Dalai Lama visitou o Mosteiro de John Main, meditou com ele, ficou para o almoço e permaneceu algum tempo conversando com este monge Cristão, cuja visão contemplativa ele muito admirou.

Alguns anos mais tarde, quando o Dalai Lama foi convidado para conduzir o Seminário John Main de 1994 - "O Bom Coração", em Londres, para comentar os Evangelhos Cristãos, ele aceitou com alegria e se sentiu honrado.
(no Brasil, foi lançado o livro "O Dalai Lama fala de Jesus", pela Fisus Editora, que é um resumo deste Seminário, onde o Dalai Lama comenta os Evangelhos Cristãos).
Depois, em Fevereiro de 1997, o Dalai Lama e Dom Laurence Freeman se encontraram em Dharamsala para discutir como dar continuidade a este diálogo. Assim, a idéia do "Caminho de Paz" havia nascido para ser, originalmente, um programa de 3 anos de diálogo entre Cristãos e Budistas.

   
 

Os elementos essenciais deste tipo de diálogo são:
peregrinação à lugares sagrados de ambas as religiões
períodos de retiro e meditação juntos
união de forças, como agentes da paz e reconciliação em nosso mundo
cheio de conflitos e divisões.

O Caminho de Paz teve início em dezembro de 1998, com uma peregrinação
à Bodhgaya, na Índia, um dos lugares mais sagrados do Budismo
onde,
a dois mil e quinhentos anos atrás Buddha alcançou a iluminação. Debaixo de uma grande árvore, com seus vastos galhos oferecendo generosa sombra, ele se sentou determinado a não se levantar até ele ter encontrado na meditação a verdade que ele não conseguiu encontrar através de práticas mais extremas.

     

Peregrinação à Bodhgaya
Índia,
1998

Grupos de peregrinos de vários países alí se reuniram de 13 a 16 de dezembro, quando tiveram um encontro com o Dalai Lama e
Dom Laurence Freeman, OSB.
O espírito de amizade, respeito, diálogo inter-religioso e meditação juntos formaram a base deste encontro.

   
Retiro no Mosteiro Beneditino
Itália,
1999

No ano seguinte, meditantes Cristãos e Budistas junto com Dom Laurence e o Dalai Lama, se reuniram num lugar sagrado dos Cristãos, um Mosteiro Beneditino na Itália, para 4 dias de retiro de meditação juntos.
   
"Caminho de Paz: Harmonia Religiosa no Terceiro Milênio"
Irlanda do Norte,
2000

Na Irlanda do Norte, onde até hoje existe o conflito entre Católicos e Protestantes, a presença do Dalai Lama e de Dom Laurence Freeman trouxe um pouco de paz e esperança... eles se reuniram com líderes religiosos, políticos, jovens e também com vítimas e sobreviventes da violência.
     
O ponto culminante do "Caminho de Paz" foi na Irlanda do Norte, em 2000,
num extraordinário encontro de 3 dias com mais de 450 pessoas em Belfast. Entitulado "Caminho de Paz: Harmonia Religiosa no Terceiro Milênio", conduzido por Dom Laurence Freeman e o Dalai Lama, o evento contou com a presença de mais de 450 pessoas do mundo todo, e incluiu encontros com líderes da comunidade, líderes religiosos, políticos, jovens, vítimas e sobreviventes da violência, e líderes empresários. Numa carta de grande apoio e encorajamento, o Primeiro Ministro Tony Blair disse: "O propósito do Seminário não poderia ser mais relevante ao nosso objetivo de estabelecer a paz e a reconciliação na Irlanda do Norte."
     
 

O Concílio Vaticano II pede aos Cristãos para dialogarem com respeito ao que é verdadeiro e santo nas outras religiões.

O Papa João Paulo II escreve em sua grande encíclica "Fé e Razão" que:
"Jesus destrói os muros da divisão e cria a união
de uma nova forma através de nossa partilha em seu mistério."

       
 

No Caminho de Paz, houveram períodos de reflexão e diálogo, mas, os momentos mais importantes foram os períodos de meditação juntos. A meditação silenciosa que é partilhada durante estes encontros é um caminho universal e unificante para a experiência além das palavras. Acreditamos que, principalmente aqueles que se dizem "pessoas religiosas" e "praticantes espirituais" tem um papel muito importante de iniciativa e exemplo de tolerância às diferenças, de respeito e amizade Inter-religiosa no trabalho global de construção da Paz.

A iniciativa do Caminho de Paz continuou nos anos seguintes, com encontros e retiros de diálogo inter-religioso e meditação e, tornou-se um trabalho contínuo de Paz & Justiça desenvolvido por membros da WCCM no mundo todo.

Caminho de Paz 2006
"Encontro na Prece" - Encontro entre Muçulmanos e Cristãos

Artigo de D. Laurence Freeman, para a revista católica inglesa, The Tablet, sobre evento annual “Caminho de Paz". Em 2006, o “Prayer as Meeting” (Encontro na Prece) uniu Cristãos e Muçulmanos na oração e na experiência da riqueza de nossas tradições contemplativas. Clique aqui para ler>>>

Caminho de Paz 2005
Encontro com o Dalai Lama - Consciência contemplativa
e amizade Inter-religiosa ao trabalho global de construção da Paz.

Artigo de D. Laurence Freeman, para a revista católica inglesa, The Tablet, sobre o encontro dele com o Dalai Lama na Irlanda do Norte.
Clique aqui para ler>>>

Visite também o Site Internacional da WCCM: http://www.wccm.org

       
PAX