Leitura da Semana

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Reflexões da Quaresma

Domingo de Páscoa

D. Laurence Freeman

Domingo de Páscoa 2018

Levantai-vos! Caminhemos adiante, pois vós em mim e eu em vós, juntos, formamos uma única pessoa indivisa. (De uma antiga homilia)

Leia mais...

Sábado Santo

D. Laurence Freeman

Um dia de transição. De escolha entre paciência e inquietação. De "esperar com alegria" ou de raiva por perda de controle.

Eu contei a alguém recentemente sobre um amigo em comum que estava "em transição", querendo dizer que ele estava em um daqueles períodos de intervalo da vida. As pessoas para quem eu estava contando pareciam chocadas e totalmente surpresas. "Eu nunca teria pensado ..." eles começaram a dizer. Como poderíamos dizer "em transição" sobre nós mesmos ou qualquer um, facilmente, em qualquer dia ou em qualquer fase da vida, fiquei surpreso com a resposta deles. Então o mal-entendido surgiu do canto onde todos os mal-entendidos se escondem. Por "em transição" eles pensaram que eu quis dizer mudança de gênero.

Leia mais...

Sexta-feira Santa

D. Laurence Freeman

Para todos os efeitos não é um dia muito bom. Então, como entenderemos a tradição que a chama de boa? Não porque o que aconteceu hoje - o triunfo da injustiça e o assassinato judicial de um inocente – tenha sido bom. Não porque a humanidade perdeu a oportunidade de ser mudada por um dos seus, que estava à frente - anos-luz à frente - de seu tempo. É boa por causa do que fluiu do fracasso coletivo em aceitar a mensagem que este homem carregava e - para aqueles que o vêm com os olhos da fé - incorporava.

Leia mais...

Quinta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

O ser humano não vive apenas de pão. Mas pão é o primeiro nível do que nos alimenta e nos mantém seguindo em frente. Temos de nos certificar de que não o estamos comendo em excesso e de que as pessoas que passam fome também precisam da nossa ajuda para encontrar o que necessitam. A distribuição do alimento exemplifica, ao mesmo tempo, a saúde física e a saúde da justiça em qualquer sociedade.

Leia mais...

Quarta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

Estou lendo os 3 volumes da biografia do Kafka nas últimas semanas, surpreso comigo mesmo por conseguir progredir em um bom ritmo na leitura. Ele teve uma vida sem eventos significativos que orbitou em torno de algumas obsessões compulsivas incluindo sua necessidade incontrolável de escrever e seu ouvido perfeito para a literatura. Foi a compulsão por escrever que fez deste advogado de seguros que não podia se comprometer com o amor ou escapar dos seus pais um dos profetas da era moderna. Sua percepção sobre o efeito desumano da burocracia e o senso de opressão pessoal e alienação causado pela vida contemporânea ainda carregam significado para nós com uma intensidade comovente.

Leia mais...

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.