Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Calendário de Eventos

O Caminho para a Verdade

 

Estas palavras estão no evangelho de João, ditas por Jesus: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo. 8,31 e 32)

Todos sentimos dentro de nós a necessidade de nos confrontarmos com a verdade, encontrar alguma coisa, algum princípio nas nossas vidas que seja completamente confiável, seguro, digno da nossa confiança. Todos sentimos esta necessidade de, de um modo ou doutro, fazer contacto com realidades fundadoras.

Leia mais...

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Homens e mulheres espiritualmente atentos hoje em dia, em todo o mundo, começam a perceber que o crescimento espiritual e o acordar espiritual são a maior prioridade para o nosso tempo. Mas a pergunta é: como é que se faz? Como é que entramos neste caminho?

A meditação é o caminho do crescimento, o modo de aprofundar o nosso compromisso com a vida, a nossa maturidade. É uma prioridade da maior importância para todos nós permitir ao nosso espírito duas coisas: 1ª o contacto mais profundo com a fonte da vida, e então como um resultado desse contacto dar ao nosso espírito espaço para se expandir. O que é que significa quando dizemos que uma grande prioridade em todas as vidas que sejam verdadeiramente humanas é este contacto com a fonte da vida?

Leia mais...

Contactando o nosso próprio espírito

Cada vez mais homens e mulheres na nossa sociedade começam a perceber que os nossos problemas pessoais e os problemas que enfrentamos como sociedade são basicamente problemas espirituais. O que cada vez mais compreendemos no nosso mundo é que o espírito humano não encontra realização no sucesso e prosperidade materiais. Não é que o sucesso e a prosperidade materiais sejam maus em si próprios, são apenas inadequados como resposta cabal e última à situação humana.

Como resultado do materialismo em que vivemos, muitos homens e mulheres começam a descobrir que o seu espírito está sufocado. E muita da frustração nos nossos dias deve-se ao sentimento, que tantos de nós têm, de que fomos criados para algo melhor do que isto, algo mais sério do que apenas a sobrevivência do dia a dia. Para nos conhecermos a nós próprios, para nos compreendermos, e sermos capazes de resolver os problemas, de os pôr em perspectiva, temos apenas que fazer contacto com o nosso espírito.

Leia mais...

Venerando nos nossos Corações

O mundo em que vivemos está em mudança. Como sabemos, os impérios nascem, têm grandes períodos de poder e depois sucumbem. A lição da história é que quando eles de desmoronam, fazem-no muito rapidamente. A sabedoria é a capacidade de identificar o que perdura, o que resiste, o que é importante. A comunidade dos primeiros cristãos compreendeu claramente que cada um de nós possui, já nesta vida, um princípio eterno dentro de nós, algo nos nossos corações que permanece por toda a eternidade – o Senhor Jesus -.

Leia mais...

Comprometimento com a realidade

É muito difícil tentar determinar o que é que faz uma pessoa querer  meditar. É uma coisa que me tem confundido ao longo dos anos. Parecem haver tantas razões pelas quais as pessoas começam a meditar. Mas penso que há apenas uma razão que as mantem a fazer meditação. Parece-me ser um comprometimento cada vez maior com a realidade.

Quanto mais meditamos e perseveramos através das dificuldades, através dos falsos começos, mais claro se nos torna que temos que continuar, se queremos viver a nossa vida de um modo significativo e profundo. Não devemos nunca esquecer o caminho: repetir o mantra do princípio ao fim da meditação. Isso é básico, axiomático, e não deixemos ninguém dissuadir-nos desta verdade.

Leia mais...

Paz

Uma das coisas que nos interessa a todos é encontrar o caminho não só para a harmonia nas nossas vidas, mas para algo que apenas  podemos descrever pela palavra “paz”. O sentimento de paz é o sentimento de estar intacto, estar em comunhão, estar completo. Não é apenas o sentimento de estar calmo. Não é isso: é algo muito mais positivo. É um sentimento de bem-estar, quando descobrimos a nossa própria harmonia, a harmonia dentro de nós próprios e a harmonia de que somos capazes na relação com os outros, a harmonia que experienciamos com a natureza quando vimos um dia belo e claro ou uma vista maravilhosa ou um céu deslumbrante. Nesses momentos de revelação  percebemos de rompante que é disso que se trata: um sentimento de união com a natureza, connosco, com os outros. É por isso que meditamos.

Leia mais...